São Pedro de Alcântara


Juan de Sanabria Garcia Garavito nasceu em Alcântara no ano de 1499. Desde cedo gostava de rezar secretamente no oratório que tinha na sua casa. Após o seu curso de gramática e de filosofia, entra, com apenas quatorze anos, na Universidade de Salamanca. Em meio aos estudos, Juan teve tempo para se aplicar também à oração, penitência e na ciência dos Santos. Quando conseguia um tempo vago, dedicava-se aos pobres doentes. Por causa de seu grande amor aos pobres, encontra um grande entusiasmo pela vida dos franciscanos que, ao se desprenderem dos bens materiais, dedicam-se totalmente aos bens espirituais. Pede, então, para ser admitido e escolhe o convento onde estavam os mais rigorosos religiosos da comunidade. 

Santa Teresa D'Ávila recebendo comunhão das
  mãos de São Pedro de Alcântra (Quado de Juan Martín
Cabezalero, Comuníon de Santa Teresa)

No noviciado, exerceu várias funções dentro de sua comunidade: porteiro, hortelão, varredor e cozinheiro. Por ser muito distraído, sofria frequentemente em seu último ofício. No ano de 1515, toma o hábito franciscano e muda o seu nome para Pedro. Com 25 anos, em 1524, foi ordenado sacerdote e logo designado pregador. Torna-se modelo de vida monástica e ocupa vários cargos até chegar a ser provincial da ordem. Cumpriu perfeitamente seu oficio como provincial, visitando todos os conventos de sua jurisdição e reformando a ordem de acordo com a regra primeira de São Francisco. Como era conhecido em toda a Europa, foi conselheiro do imperador Carlos V e do rei João III. Além disso, foi diretor espiritual da grande Santa Teresa D’Ávila, doutora da Igreja.



Pedro, ao mesmo tempo que era amável e compreensível com o próximo, era intransigente e severo consigo. Nada possuía além de um hábito surrado, um breviário, um crucifixo e um bastão. Tinha uma vida cheia de renúncias. Não usava calçado, nem chapéu. A cada três dias jejuava, podendo alimentar-se apenas de pão, água e legumes temperados com cinzas. De tanto mortificar-se, perde o paladar. Quando alcançava o êxtase e os dias de orações mais profundas, passava até uma semana sem comer nada. Passava muitas horas de joelhos e, quando se cansava, apoiava a cabeça em um prego na parede e dormia alguns minutos. Costumava passar noites inteiras sem dormir, meditando e rezando. Quando dormia, era apenas durante duas horas, mas nunca em uma cama, apenas sentado em uma cadeira, em pé ou encostado na parede. Ao longo do tempo, foi diminuindo essas mortificações, pois via que sua saúde estava sendo prejudicada

O amor de Deus invadia tanto o seu coração que era comum durante a Santa Missa sair de si mesmo e até levantar-se no ar. No seu “Tratado da Oração e da Contemplação”, falava do amor com toda propriedade. Pedro tinha um grande sucesso em suas pregações. Em cada sermão era capaz de converter os ouvintes mais pecadores. O alvo de suas pregações eram as pessoas pobres que, segundo ele, mais tinham vontade de se converter. Era procurado por todos, por conta da sua grande fama de santidade.
Reformou a ordem franciscana, tornando-a um meio para a renovação da fé do povo, que sofria por conta do início do protestantismo. Além dos franciscanos, ajuda como diretor espiritual de Santa Teresa na reforma do Carmelo. Ele, também, funda um novo ramo franciscano, onde os religiosos se dedicariam mais ao tempo de oração e de meditação.
Ele era um homem inteiramente franciscano. Em vida, não possuía nada e na hora de sua morte, rodeado de seus irmãos, ainda diz palavras de exaltação à pobreza e à oração. No dia 19 de outubro de 1562, após sofrer muito e ardendo em febre, recusa um copo de água para se fazer mais semelhante a Cristo na cruz e dá o seu último suspiro. Em 1622, foi beatificado pelo Papa Gregório XV e, em 1669, canonizado pelo Papa Clemente IX.
Sendo o patrono da família real, São Pedro de Alcântara foi padroeiro do Império do Brasil. Dom Pedro II, ao fundar a cidade de Petrópolis-RJ, confia-a a sua proteção e dedica em seu território um terreno para a construção de uma igreja, que hoje é a catedral da diocese, dedicada a São Pedro de Alcântara.
Catedral de São Pedro de Alcântara - Petrópolis-RJ

“Felizes sofrimentos e penitências na terra, que me conseguiram tão grandes prêmios no céu.”
(São Pedro de Alcântara diz à Santa Teresa D’Ávila em uma aparição)

São Pedro de Alcântara, rogai por nós!

Referências Bibliográficas:
http://dialogos.files.wordpress.com/2008/09/pedro-de-alcantara_biografia.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário